No arrabalde da Vitória, institui-se a Sociedade Portuguesa de Beneficência, tendo como seu primeiro presidente o Sr. Marcos José dos Santos.

Fundada, posteriormente, também por cidadãos de origem portuguesa, a Sociedade de Beneficência Dezesseis de Setembro junta-se à Sociedade Portuguesa de Beneficência para constituir a Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro. D. Luiz I, Rei de Portugal, mais tarde, cedeu-lhe o título de Real, passando a denominá-la Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro. Em 1866, graças aos seus benfeitores, é inaugurado o primeiro prédio do Hospital Português, no Alto do Bonfim. Em 1931, o Hospital foi transferido para a Avenida Princesa Isabel, local para onde a cidade passava a se desenvolver. A mudança atenderia melhor aos cidadãos soteropolitanos. Durante estes 150 anos, foram inauguradas muitas unidades, novas tecnologias, ações de ensino e pesquisa, além de ações comunitárias, acompanhando os avanços da medicina e preservando a filosofia assistencial que marca a história do hospital. Hoje, o Hospital Português é considerado, sucessivamente, o melhor do estado e da região Norte/Nordeste, e não pára de crescer.

Dentre inúmeros grandes feitos que marcaram a história da Instituição, destacam-se a criação, em 1982, da Quinta da Beneficência – hoje Quinta Portuguesa, um espaço para repouso em meio a uma natureza exuberante, a inauguração do Centro Médico Hospital Português, em 2001, a inauguração do Centro de Recursos Humanos Valdemar Belém, em 2003, além da mais recente ampliação de estrutura, para abrigar novas especialidades, dentro do plano diretor de crescimento. Assim como os primeiros transplantes de órgãos realizados no estado, o Hospital Português também foi palco de grandes feitos na medicina baiana, contribuindo para o aperfeiçoamento da assistência à saúde dos baianos.

Zelando pela saúde daqueles que procuram, em suas instalações e em seus profissionais, soluções para os inevitáveis males que acometem a saúde humana, o Hospital Português se tornou uma referência para a nossa vida e para muitas gerações.

E é assim que ele vai continuar presente no futuro de todos os baianos, fazendo jus aos seus 150 anos de história.

Av Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, Salvador BA, CEP 40.140-901 - Tel: (71) 3203- 5555