Uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, presidida pelo deputado estadual Vespasiano Gomes dos Santos (PFL), marcou o início das comemorações pelo sesquicentenário do Hospital Português, no dia 14 de dezembro. “Como médico e parlamentar em fim de mandato, sinto-me feliz por prestar essa justa homenagem à Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro – mantenedora do Hospital Português: uma instituição filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública, por decretos dos governos estadual e federal”, afirmou o deputado.

Ao acatar a proposta do deputado Vespasiano Gomes dos Santos, a Assembléia Legislativa decidiu, por unanimidade, promover uma sessão solene em homenagem ao sesquicentenário do Hospital, reconhecendo o impacto social da assistência que a Instituição presta, principalmente aos pacientes de baixa renda, através do Sistema Único de Saúde – SUS. “Considerado pelos baianos como uma instituição que zela pela saúde do povo, o Hospital Português tornou-se referência em defesa da vida”, afirmou o deputado.

“Orgulhamo-nos de ser um dos mais completos centros de saúde do País, dos primeiros hospitais de grande porte do Brasil a receber o certificado de acreditação hospitalar – título que nos concede reconhecimento técnico nacional de qualidade dos serviços médico-hospitalares prestados”, afirmou o presidente do Hospital Português, Armindo Carvalho, ao agradecer a homenagem.

Durante a sessão, o grupo Manoel Gomes Ferreira fez uma apresentação de dança folclórica. A enfermeira Verena Morgade Cortizo e a chefe do faturamento Karin Magnavita interpretaram o fado ‘Canção do Mar’, de Pedro Homem de Mello e Ferrer Trindade. Para que as referências culturais simbolizassem a integração entre Brasil e Portugal, os médicos Otoni Raimundo Filho e Álvaro Nonato fizeram um dueto de violão e flauta , para interpretar a música ‘Aquarela do Brasil’.

No plenário da Assembléia, o chefe da Casa Militar, Coronel Cristóvão Rios Brito, representante do governador Paulo Souto, o Bispo Auxiliar Josaphat Menezes da Silva, o corregedor geral do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Manuel Castro, o Cônsul de Portugal na Bahia, João Paulo Sabido Costa, o representante da Real Sociedade Portuguesa, Antônio Higino Saraiva, o presidente do Gabinete Português de Leitura, João Manuel Pinheiro, o presidente do Hospital Português, Armindo Carvalho, o vice-presidente do Hospital Português, José Carlos Pereira Gomes, o superintendente do Hospital Português, Dr. Vicente Araújo, e a colunista Terezinha Cardoso foram convidados a compor a mesa. Vários colaboradores, parceiros e admiradores da Instituição prestigiaram o evento.

Av Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, Salvador BA, CEP 40.140-901 - Tel: (71) 3203- 5555